Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Contação de histórias: dispositivo formativo e pedagógico na sala de aula de Química
Autores
Aline Machado Dorneles
Moacir Langoni de Souza
Resumo
Apresenta-se a experiência de dois professores de Química ao desenvolver uma propostapedagógica centrada na escrita narrativa a respeito da história, propriedades e aplicaçõesde alguns elementos químicos, a partir de uma produção dialógica e coletiva. A atividaderealizou-se na disciplina de História da Química no curso de Química Bacharelado daUniversidade Federal do Rio Grande (FURG). Trata-se do desafio de desenvolver a escritade histórias na sala de aula de Química com a proposição de criar cenários que envolvemos elementos de uma peça teatral (personagens, enredo, cena, dentre outros), tornando-seum dispositivo formativo que promove o envolvimento do grupo na escrita coletiva dahistória e no estudo dos elementos químicos.