Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Conhecimento científico-escolar: A combustão como objeto referente para análise do nível de significação de conceitos básicos em Química.
Autores
Cibele Tainara Ribeiro
Otavio Aloisio Maldaner
Resumo
A PARTIR DE RESPOSTAS DADAS A QUESTIONÁRIO APLICADO A UMA TURMA COM 26 ALUNOS, ANALISA-SE A UTILIZAÇÃO E ENTENDIMENTO DOS TERMOS QUÍMICOS POR ESTUDANTES DE UMA ESCOLA QUE POSSUI O CURRÍCULO ORGANIZADO EM SUCESSIVAS SITUAÇÕES DE ESTUDO. PARA FINS DE ANÁLISE AS QUESTÕES FORAM AGRUPADAS EM TRÊS DIMENSÕES, EM CADA UMA HAVIA O PROPÓSITO DE AVALIAR O NÍVEL DE ENTENDIMENTO DE ESTUDANTES EM ANO FINAL DA FORMAÇÃO ESCOLAR BÁSICA RELACIONANDO SITUAÇÕES DO COTIDIANO COM O CONHECIMENTO QUÍMICO. AS DESCRIÇÕES E ANÁLISES APRESENTADAS NESTE TRABALHO SÃO RELATIVAS À COMBUSTÃO DE UMA VELA. CONSTATOU-SE QUE OS ESTUDANTES TÊM DIFICULDADES EM RESPONDER QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS. MESMO CONHECENDO OS TERMOS CENTRAIS USADOS NA QUÍMICA, HÁ POUCA COMPREENSÃO DA SITUAÇÃO QUE O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL PODERIA TER PROPORCIONADO. CONSIDERA-SE FUNDAMENTAL QUE, PARA UMA FORMAÇÃO BÁSICA EFICIENTE DAS NOVAS GERAÇÕES, OS PROFESSORES FIQUEM ATENTOS ÀS PRINCIPAIS DIFICULDADES DE SEUS ALUNOS. OS RESULTADOS DESTE TRABALHO PODEM AUXILIAR NESSE SENTIDO.