Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
CONCEPÇÕES E AÇÕES RELATIVAS À AVALIAÇÃO POR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
Autores
Tatiane Kuchnier de Moura
Mauro Alves da Costa
Resumo
ESTE TRABALHO APRESENTA E DISCUTE OS RESULTADOS DE UM ESTUDO REALIZADO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA, REFERENTE AO SISTEMA DE AVALIAÇÃO POR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS. PARA TANTO, FORAM ENTREVISTADOS VINTE E TRÊS DOCENTES DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO ENSINO DE FORMAÇÃO GERAL. O OBJETIVO FOI REALIZAR UM LEVANTAMENTO DAS CONCEPÇÕES E AÇÕES DOCENTES PERANTE A AVALIAÇÃO POR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS, BEM COMO INVESTIGAR O TIPO DE ORIENTAÇÃO RECEBIDA PELOS DOCENTES, SUAS DIFICULDADES E PERSPECTIVAS ACERCA DO TEMA. VERIFICOU-SE QUE PREDOMINA UMA DIVERSIDADE DE CONCEPÇÕES E AÇÕES PERANTE A AVALIAÇÃO POR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS, O QUE TORNA QUESTIONÁVEL A MUDANÇA REALIZADA NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO.