Compreensão do conceito de equilíbrio químico por estudantes de ensino médio, com foco no uso de analogias.

Autores

  • Caroline Muhlbeier
  • Cleonice Carvalho

Resumo

O estudo do Equilíbrio Químico (EQ) é de grande importância para os estudantes do Ensino Médio, pois esse conceito permite a compreensão de inúmeros processos que ocorrem em nosso cotidiano e também em nosso organismo. O uso de analogias tem sido inserido no estudo do EQ no intuito de facilitar o processo de aprendizagem, porém, se não for levada em conta a complexidade conceitual requerida, podem prejudicar a aprendizagem dos estudantes. Diante desse entendimento, o presente trabalho analisa manifestações de concluintes do Ensino Médio, em busca de refletir sobre o uso de analogias. A pesquisa foi desenvolvida no componente curricular Pesquisa em Ensino de Química do Curso de Química da UNIJUÍ. Os resultados reiteram a importância da mediação dos conceitos pelo professor por meio de metodologias adequadas ao aprendizado destes com seu uso racional, cuidando para que os recursos didáticos não limitem a visão do aluno.

Downloads

Publicado

2013-10-01

Edição

Seção

Apresentação Oral