Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Compreensão do conceito de equilíbrio químico por estudantes de ensino médio, com foco no uso de analogias.
Autores
Caroline Muhlbeier
Cleonice Carvalho
Resumo
O estudo do Equilíbrio Químico (EQ) é de grande importância para os estudantes do Ensino Médio, pois esse conceito permite a compreensão de inúmeros processos que ocorrem em nosso cotidiano e também em nosso organismo. O uso de analogias tem sido inserido no estudo do EQ no intuito de facilitar o processo de aprendizagem, porém, se não for levada em conta a complexidade conceitual requerida, podem prejudicar a aprendizagem dos estudantes. Diante desse entendimento, o presente trabalho analisa manifestações de concluintes do Ensino Médio, em busca de refletir sobre o uso de analogias. A pesquisa foi desenvolvida no componente curricular Pesquisa em Ensino de Química do Curso de Química da UNIJUÍ. Os resultados reiteram a importância da mediação dos conceitos pelo professor por meio de metodologias adequadas ao aprendizado destes com seu uso racional, cuidando para que os recursos didáticos não limitem a visão do aluno.