Competências Básicas ou transversais e competências curriculares no Novo ENEM: exigências avaliativas para a Química

Autores

  • Jaqueline Ritter
  • Laís Basso Costa-Beber
  • Otavio Aloisio Maldaner

Resumo

Apresenta-se uma discussão e análise das competências e habilidades da área das CNT, interpretadas a partir da Matriz de Referência do ENEM 2009, como curriculares e específicas, bem como, dos Eixos Cognitivos, interpretados como competências básicas ou transversais em confronto e diálogo entre si e com três questões do ENEM 2010. Questionam-se, sob o olhar da Química, quais são e em que medida são exigidas as competências e habilidades básicas e curriculares elencadas na Matriz do Novo ENEM escolhidas para esta análise? Evidencia-se coerência na proposição de tais competências e habilidades associadas? A análise qualitativa permitiu afirmar que as habilidades associadas a cada competência de área são, em sua maioria, interdisciplinares e complementares, assim como, pôde-se evidenciar o potencial avaliativo dessas competências curriculares nas questões analisadas. No entanto, dois dos cinco eixos cognitivos não são avaliados em questões de múltipla escolha, como são as questões do Novo ENEM.

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Publicado

2013-10-01

Edição

Seção

Apresentação Oral