Competências Básicas ou transversais e competências curriculares no Novo ENEM: exigências avaliativas para a Química

  • Jaqueline Ritter
  • Laís Basso Costa-Beber
  • Otavio Aloisio Maldaner

Resumo

Apresenta-se uma discussão e análise das competências e habilidades da área das CNT, interpretadas a partir da Matriz de Referência do ENEM 2009, como curriculares e específicas, bem como, dos Eixos Cognitivos, interpretados como competências básicas ou transversais em confronto e diálogo entre si e com três questões do ENEM 2010. Questionam-se, sob o olhar da Química, quais são e em que medida são exigidas as competências e habilidades básicas e curriculares elencadas na Matriz do Novo ENEM escolhidas para esta análise? Evidencia-se coerência na proposição de tais competências e habilidades associadas? A análise qualitativa permitiu afirmar que as habilidades associadas a cada competência de área são, em sua maioria, interdisciplinares e complementares, assim como, pôde-se evidenciar o potencial avaliativo dessas competências curriculares nas questões analisadas. No entanto, dois dos cinco eixos cognitivos não são avaliados em questões de múltipla escolha, como são as questões do Novo ENEM.
Publicado
2013-10-01
Seção
Apresentação Oral