Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Este trabalho apresenta uma discussão sobre a trajetória do Ensino de Química no Brasil. Através do levantamento e da análise de várias fontes,de autores renomados, realiza-se um estudo sobre o surgimento e o desenvolvimento do ensino da Química dentro do sistema educacional brasileiro. O motivo da elaboração desse estudo vem da observação, em algumas escolas, de uma quantidade considerável de alunos com uma imagem completamente distorcida sobre a Química, dando suporte para um estudo nos currículos dessa ciência, presentes nas escolas atuais. Assim, o objetivo deste trabalho é mostrar como a história do ensino dessa disciplina, ministrada nas escolas do ensino básico, pode possibilitar que o conhecimento científico se torne significativo para os estudantes e contribuir para a desmistificação do ensino da Química. O texto procura abordar, de uma maneira compacta, desde as primeiras manifestações desse ensino no Brasil, passando pela sua implantação enquanto disciplina, até chegar às novas concepções apresentadas pelos PCN.