BREVE HISTÓRICO DO ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL

  • Edimilson Antonio Bravo Porto
  • Verno Kruger

Resumo

Este trabalho apresenta uma discussão sobre a trajetória do Ensino de Química no Brasil. Através do levantamento e da análise de várias fontes,de autores renomados, realiza-se um estudo sobre o surgimento e o desenvolvimento do ensino da Química dentro do sistema educacional brasileiro. O motivo da elaboração desse estudo vem da observação, em algumas escolas, de uma quantidade considerável de alunos com uma imagem completamente distorcida sobre a Química, dando suporte para um estudo nos currículos dessa ciência, presentes nas escolas atuais. Assim, o objetivo deste trabalho é mostrar como a história do ensino dessa disciplina, ministrada nas escolas do ensino básico, pode possibilitar que o conhecimento científico se torne significativo para os estudantes e contribuir para a desmistificação do ensino da Química. O texto procura abordar, de uma maneira compacta, desde as primeiras manifestações desse ensino no Brasil, passando pela sua implantação enquanto disciplina, até chegar às novas concepções apresentadas pelos PCN.
Publicado
2013-10-01
Seção
Apresentação Oral