Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
BIOCOMBUSTÍVEIS: UMA PROPOSTA LÚDICA E INTERDISCIPLINAR COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO ENSINO DE QUÍMICA
Autores
Samuel Rodrigo Waechter
Tainan Massotti de Lima
Marcela Martins Nunes
Mateus Alles Hubert
Fabiano Pesamosca da Silva
Clarice Pedrolo
Fabiana Lasta Beck Pires
Ricardo Machado Ellensohn
Resumo
ESTE TRABALHO É RESULTADO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO LÚDICO NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM CONJUNTO COM O PROJETO PIBID. A PROPOSTA LÚDICA TEM COMO OBJETIVO INCLUIR TODOS OS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, INCLUSIVE OS SUPERDOTADOS, E DESAFIAR OS ESTUDANTES A IREM ALÉM DOS CONHECIMENTOS QUE SÃO TRABALHADOS NA ESCOLA. COM ISSO, O QUE RELATAMOS E ANALISAMOS NESTE TRABALHO É O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM JOGO SOBRE BIOCOMBUSTÍVEIS. ESTE JOGO POSSIBILITOU A RETOMADA DE CONCEITOS ESPECÍFICOS DE QUÍMICA, ALÉM DE TRANSITAR COM AS OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, COMO A FÍSICA, A BIOLOGIA, A HISTÓRIA E A GEOGRAFIA, E AMPLIAR NOSSO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE ÀS QUESTÕES SÓCIO-TECNOAMBIENTAIS E A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, COMO O LÚDICO PROPORCIONADO PELOS JOGOS, NO CONTEXTO ESCOLAR.