BIOCOMBUSTÍVEIS: UMA PROPOSTA LÚDICA E INTERDISCIPLINAR COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO ENSINO DE QUÍMICA

  • Samuel Rodrigo Waechter
  • Tainan Massotti de Lima
  • Marcela Martins Nunes
  • Mateus Alles Hubert
  • Fabiano Pesamosca da Silva
  • Clarice Pedrolo
  • Fabiana Lasta Beck Pires
  • Ricardo Machado Ellensohn

Resumo

ESTE TRABALHO É RESULTADO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO LÚDICO NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM CONJUNTO COM O PROJETO PIBID. A PROPOSTA LÚDICA TEM COMO OBJETIVO INCLUIR TODOS OS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, INCLUSIVE OS SUPERDOTADOS, E DESAFIAR OS ESTUDANTES A IREM ALÉM DOS CONHECIMENTOS QUE SÃO TRABALHADOS NA ESCOLA. COM ISSO, O QUE RELATAMOS E ANALISAMOS NESTE TRABALHO É O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM JOGO SOBRE BIOCOMBUSTÍVEIS. ESTE JOGO POSSIBILITOU A RETOMADA DE CONCEITOS ESPECÍFICOS DE QUÍMICA, ALÉM DE TRANSITAR COM AS OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, COMO A FÍSICA, A BIOLOGIA, A HISTÓRIA E A GEOGRAFIA, E AMPLIAR NOSSO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE ÀS QUESTÕES SÓCIO-TECNOAMBIENTAIS E A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, COMO O LÚDICO PROPORCIONADO PELOS JOGOS, NO CONTEXTO ESCOLAR.
Publicado
2013-10-01
Seção
Apresentação Oral