Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
AS DIFERENTES MODALIDADES DIDÁTICAS EM DICUSSÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Autores
Luciane Follmann
Raquel Weyh Dattein
Rosangela Ines Matos Uhmann
Resumo
O presente artigo tem por objetivo trazer uma reflexão feita sobre as diferentes Modalidades Didáticas (MD) apresentadas e discutidas pelos dez grupos de Licenciandos da UFFS em um dos componentes curriculares. Para tanto, os mesmos pesquisaram e relataram criticamente sobre: a utilização de experimentos; de jornais e revistas; excursões, saídas de campo e trilha ecológica; de jogos didáticos; de filmes, de aula expositiva e dialogada, entre outros para a Educação Básica. A proposta de pesquisa das MD no uso de diferentes MD para o ensino de Ciências configurou-se num momento não só de pesquisa e elaboração do material para apresentação, mas na riqueza de compartilhar e refletir com os licenciandos as diferentes alternativas pedagógicas com potencial para alavancar a educação em nosso país.