Aprendizagem significativa e transposição didática: avaliação do conhecimento por meio de mapas conceituais.

Autores

  • Silvia Costa Beber
  • Kathia Kunzler
  • Enio Stanzani
  • Aline Zorzo
  • Angélica Souza
  • Bruno Dantas
  • Jaciara Bär
  • Kelly Kunzler
  • Lahís Coineth
  • Roseli Fernandes

Resumo

Este trabalho apresenta e discute o resultado de uma avaliação realizada com treze (13) acadêmicos do Curso de Química Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste, na disciplina de Metodologia e Instrumentação para o Ensino de Química. Desenvolveram-se estudos teóricos sobre os tópicos: Transposição Didática (TD) e Aprendizagem Significativa (AS) e utilizaram-se Mapas Conceituais (MC) para verificar a aprendizagem em relação a estes temas. Empregaram-se duas categorias de análise: 1) hierarquia e proposições; 2) verificação da ocorrência de aprendizagem significativa. Os resultados obtidos demonstram que os estudantes têm dificuldade em expor seus conhecimentos por meio de MC porque este instrumento tende a revelar as relações entre conceitos estabelecidos na estrutura cognitiva dos estudantes. A hierarquia e as proposições revelam a ocorrência de AS no desenvolvimento destes conteúdos.

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Publicado

2013-10-01

Edição

Seção

Apresentação Oral