Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Aprendizagem significativa e transposição didática: avaliação do conhecimento por meio de mapas conceituais.
Autores
Silvia Costa Beber
Kathia Kunzler
Enio Stanzani
Aline Zorzo
Angélica Souza
Bruno Dantas
Jaciara Bär
Kelly Kunzler
Lahís Coineth
Roseli Fernandes
Resumo
Este trabalho apresenta e discute o resultado de uma avaliação realizada com treze (13) acadêmicos do Curso de Química Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste, na disciplina de Metodologia e Instrumentação para o Ensino de Química. Desenvolveram-se estudos teóricos sobre os tópicos: Transposição Didática (TD) e Aprendizagem Significativa (AS) e utilizaram-se Mapas Conceituais (MC) para verificar a aprendizagem em relação a estes temas. Empregaram-se duas categorias de análise: 1) hierarquia e proposições; 2) verificação da ocorrência de aprendizagem significativa. Os resultados obtidos demonstram que os estudantes têm dificuldade em expor seus conhecimentos por meio de MC porque este instrumento tende a revelar as relações entre conceitos estabelecidos na estrutura cognitiva dos estudantes. A hierarquia e as proposições revelam a ocorrência de AS no desenvolvimento destes conteúdos.