Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Aprendizagem significativa das Funções Orgânicas no terceiro ano do Ensino Médio por meio da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Autores
Simone Nass
Julianne Fischer
Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com o objetivo de compreender o processode aprendizagem dos conceitos de Funções Orgânicas, objetivo de analisar se a intervençãopropiciou aprendizagem significativa das Funções Orgânicas, a partir da utilização de recursostecnológicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como sujeitos estudantes do terceiro anodo Ensino Médio de uma escola pública de Jaraguá do Sul, Santa Catarina (SC). Os dados coletadosse constituíram dos dizeres dos sujeitos, os quais foram obtidos por meio de um questionário, após aaplicação de uma intervenção pedagógica que possibilitou aos estudantes a construção de um vídeorelacionado ao tema “Perfume”. No final da intervenção, os mesmos expressaram, por meio de seusdizeres, que tinham a compreensão dos conceitos de Funções Orgânicas e uma visão mais ampla daQuímica e da sua importância em suas vidas, o que consideramos um indício de que houveaprendizagem significativa.