Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
APRENDER QUÍMICA BRINCANDO: Uma Gincana no Colégio Coronel Pilar de Santa Maria
Autores
Caroline PEDROLO
Daniela SERPA
Franciele DOMINGUES
Nathália MELLO
Suzani WIPPEL
Aline SILVA
Resumo
Este trabalho foi realizado pelos bolsistas do PIBID/QUÍMICA/CAPES no Colégio Coronel Pilar, rede pública de ensino com turmas de 3º anos. Uma gincana de atividades aplicada com jogos diversificados e diferenciados que é uma estratégia de aprendizagem usada na escola para desenvolver os conhecimentos de química de forma mais agradável e proporcionar uma maneira diferente de aprender química e a socialização entre os alunos. Foram confeccionados quatro jogos os quais estão relacionados com conteúdos de 1°, 2° e 3° anos, estes apresentam dinâmicas diferentes como: quebra-cabeça, trilha, bingo e jogo da memória. Após a Gincana realizamos um questionário semi-estruturado para saber os resultados.