Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Analogias presentes nos livros didáticos de Ciências do Nono Ano: Enfoque dos conceitos químicos.
Autores
Gizele de Oliveira Ferreira
Viviane Farias
Jeane Rotta
Resumo
A IMPORTÂNCIA E A LIMITAÇÃO DO USO DE ANALOGIAS PARA EXPLICAR CONTEÚDOS DE QUÍMICASCONSIDERADOS ABSTRATOS SÃO DISCUTIDOS NA LITERATURA, O QUE SUGERE A NECESSIDADE DO FUTUROPROFESSOR DE CIÊNCIAS SABER UTILIZAR ESSE RECURSO PARA FACILITAR A APROPRIAÇÃO ADEQUADA DOSCONCEITOS QUÍMICOS DE SEUS FUTUROS ALUNOS. ESSE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR ASANALOGIAS PRESENTES PARA EXPLICAR OS CONCEITOS QUÍMICOS EM QUATRO LIVROS DIDÁTICOS DECIÊNCIAS, APROVADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) DE 2011, PARA O NONO ANODO ENSINO FUNDAMENTAL. NESSA FASE DA PESQUISA, ENFOCAMOS OS CONTEÚDOS RELATIVOS AOSMODELOS ATÔMICOS E DE LIGAÇÕES QUÍMICAS. OS RESULTADOS APRESENTARAM QUE AS ANALOGIASPRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS INVESTIGADOS, PODEM PROPICIAR UMA VISUALIZAÇÃO DOS CONCEITOSABSTRATOS PELOS ALUNOS. NO ENTANTO, OS AUTORES NÃO DISCUTEM A LIMITAÇÃO DESSE USO E NEMORIENTAM OS PROFESSORES SOBRE COMO UTILIZÁ-LAS, O QUE PODERIA LEVAR A UMA COMPREENSÃOERRÔNEA PELOS ALUNOS DOS CONCEITOS EM DISCUSSÃO.