Aprendendo a ensinar Ciências Naturais com os Parâmetros Curriculares Nacionais

  • Maria Rosângela Silveira Ramos Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul.
  • Cilene da Silva Bettega Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul
  • Érica Gonçalves de Vargas Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul
  • Mitiele Ferreira Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul

Resumo

A leitura de temas basilares que auxiliam na construção de um conhecimento reflexivobem como na identidade docente foi uma das atividades desenvolvidas nos primeiros encontros dosubprojeto Redimensionando a Formação de Professores de Química pertencente ao programa deBolsa de Iniciação a Docência PIBID da CAPES do Instituto Federal Farroupilha campus São Vicentedo Sul – SVS no inicio deste ano. Entre estas leituras, propomos apresentar um recorte das mesmas,enfatizando os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs que foram elaborados a fim de servir comoponto de partida para o trabalho docente, com o objetivo de auxiliar na execução de seu trabalho.Sob essa perspectiva os bolsistas do pibid realizam atividades a partir de alguns pressupostospropostos nos PCNs. Ao desenvolver suas implementações os alunos bolsistas levam até as escolasaulas planejadas e realizadas de forma a contemplar a construção do conhecimento e a autonomianecessária para que o educando consiga interligar conceitos científicos com o cotidiano.

Biografia do Autor

Maria Rosângela Silveira Ramos, Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul.
Docente da Licenciatura em Química. Coordenadora/bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, da CAPES-Brasil.
Cilene da Silva Bettega, Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul
Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Química. Alunos /bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, da CAPES-Brasil.
Érica Gonçalves de Vargas, Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul
Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Química. Alunos /bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, da CAPES-Brasil.
Mitiele Ferreira, Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul
Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Química. Alunos /bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, da CAPES-Brasil.
Publicado
2013-10-01
Seção
Pôster