Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
ANÁLISE DE QUESTÕES DO ENEM CONTEXTUALIZADAS COM TEMÁTICAS AMBIENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA.
Autores
Antônio L. O. Filho
Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, n°1650 - Bairro Malafaia, Bagé - RS - CEP: 96413-170.
Bruna R. Nunes
Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, n°1650 - Bairro Malafaia, Bagé - RS - CEP: 96413-170.
Douglas M. Bento
Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, n°1650 - Bairro Malafaia, Bagé - RS - CEP: 96413-170.
Marcele S. Oliveira
Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, n°1650 - Bairro Malafaia, Bagé - RS - CEP: 96413-170.
Priscila M. Freitas
Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, n°1650 - Bairro Malafaia, Bagé - RS - CEP: 96413-170.
Rutiélen D. Santos
Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, n°1650 - Bairro Malafaia, Bagé - RS - CEP: 96413-170.
Tales L. C. Martins
Valéria S. Cruz
Escola E.E.M. Dr. Frei Plácido, Av. Gal Mallet, Nº 1 Centro, Bagé - RS - CEP: 96400-100.
Resumo
Cada vez se faz mais importante e presente a necessidade de um ensino de química contextualizado e que considere a temática do meio ambiente em que o aprendiz está inserido. O ENEM tem buscado utilizar-se da contextualização para avaliar a mobilização dos conceitos adquiridos pelos seus candidatos. A componente química tem grande potencial para articular contextos químicos integrados às questões ambientais. O presente trabalho teve o objetivo de avaliar provas do ENEM com relação às questões que integram temas ambientais e o ensino de conteúdos químicos. Apresentamos a analise das provas de 2007 a 2012, com os principais temas ambientais abordados e os conteúdos químicos relacionados. Os resultados visam instrumentalizar o professor para as possibilidades do trabalho contextualizado na aula de química e para a formação ambiental do aprendiz com relação ao seu meio ambiente.