ANÁLISE DE QUESTÕES DO ENEM CONTEXTUALIZADAS COM TEMÁTICAS AMBIENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA.

Autores

  • Antônio L. O. Filho Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, n°1650 - Bairro Malafaia, Bagé - RS - CEP: 96413-170.
  • Bruna R. Nunes Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, n°1650 - Bairro Malafaia, Bagé - RS - CEP: 96413-170.
  • Douglas M. Bento Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, n°1650 - Bairro Malafaia, Bagé - RS - CEP: 96413-170.
  • Marcele S. Oliveira Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, n°1650 - Bairro Malafaia, Bagé - RS - CEP: 96413-170.
  • Priscila M. Freitas Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, n°1650 - Bairro Malafaia, Bagé - RS - CEP: 96413-170.
  • Rutiélen D. Santos Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, Travessa 45, n°1650 - Bairro Malafaia, Bagé - RS - CEP: 96413-170.
  • Tales L. C. Martins
  • Valéria S. Cruz Escola E.E.M. Dr. Frei Plácido, Av. Gal Mallet, Nº 1 Centro, Bagé - RS - CEP: 96400-100.

Resumo

Cada vez se faz mais importante e presente a necessidade de um ensino de química contextualizado e que considere a temática do meio ambiente em que o aprendiz está inserido. O ENEM tem buscado utilizar-se da contextualização para avaliar a mobilização dos conceitos adquiridos pelos seus candidatos. A componente química tem grande potencial para articular contextos químicos integrados às questões ambientais. O presente trabalho teve o objetivo de avaliar provas do ENEM com relação às questões que integram temas ambientais e o ensino de conteúdos químicos. Apresentamos a analise das provas de 2007 a 2012, com os principais temas ambientais abordados e os conteúdos químicos relacionados. Os resultados visam instrumentalizar o professor para as possibilidades do trabalho contextualizado na aula de química e para a formação ambiental do aprendiz com relação ao seu meio ambiente.

Downloads

Publicado

2013-10-01

Edição

Seção

Pôster