Análise de leite: integrando conhecimentos e vivências

Autores

  • Ana Paula H. Vaniel Curso de Licenciatura em Química - Instituto de Ciências Exatas e Geociências - Universidade de Passo Fundo
  • Mara Regina Linck Curso de Licenciatura em Química - Instituto de Ciências Exatas e Geociências - Universidade de Passo Fundo
  • Camila Favretto de Souza Curso de Licenciatura em Química - Instituto de Ciências Exatas e Geociências - Universidade de Passo Fundo
  • Patrícia Benevenuto dos Santos Curso de Licenciatura em Química - Instituto de Ciências Exatas e Geociências - Universidade de Passo Fundo

Resumo

As transformações que têm ocorrido na sociedade promoveram mudanças significativas no aprendizado e a formação científica tem papel de destaque pois permite que os estudantes utilizem o conhecimento adquirido em sua formação para realizar uma leitura consciente do mundo que o cerca. Mas ainda é frequente o questionamento por parte dos alunos acerca do motivo pelo qual estudam química, visto que nem sempre este conhecimento será necessário na futura profissão. Desta forma, o Projeto Integração da Universidade com a Educação Básica apresentou como principal objetivo promover atividades experimentais que permitam relacionar os conhecimentos químicos adquiridos em sua formação com questões relacionadas a sua vivência, no caso a problemática relacionada a fraudes no leite. O projeto foi realizado com estudantes do terceiro ano do ensino médio de cinco escolas estaduais de Passo Fundo, ocorrendo nos Laboratórios de Química e no Núcleo de Educação Química, do Instituto de Ciências Exatas e Geociências.

Downloads

Publicado

2013-10-01

Edição

Seção

Pôster