Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Alfabetização Cientifica e o Ensino de Química: o que Pensam Professores em Formação
Autores
Susan Bruna Carneiro Aragão
Maria Eunice Ribeiro Marcondes
Resumo
A importância de se definir o conceito de Alfabetização Científica (AC) está ganhando proporções cada vez maiores no Ensino de Ciências, porque ela tem se tornado essencial, principalmente, para a formação de cidadãos. Além disso, esse conceito pode estar relacionado ao currículo do ensino de ciências e os objetivos desse ensino. Neste estudo, foram investigadas as concepções de 58 alunos do curso de licenciatura em Química da região metropolitana de São Paulo, acerca do conceito de Alfabetização Científica. Os dados obtidos foram analisados e categorizados de acordo com os níveis de AC de Bybee, relacionando-os com abordagens de ensino, tais como, tradicional, construtivista e com relações CTSA. Observou-se que esses futuros professores possuem visões de variados níveis de AC, mas, em grande maioria, de alto nível, porém, sua prática de ensino não é coerente com esta visão, pois apresentaram níveis mais baixos de AC quando questionados a respeito de sua futura prática de ensino.