Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
A TEMÁTICA DO LEITE CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA
Autores
Ana Paula Dick
Andréia Spessatto de Maman
Jane Herber
Marceli Brummelhaus
Nara Regina Scheibler
Resumo
Integrando atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)as bolsistas do subprojeto de Ciências Exatas desenvolveram atividades com uma turma do EnsinoMédio Politécnico de uma escola parceira, problematizando a temática do leite. O objetivo principal foiexplorar conteúdos teóricos de Química, desenvolvendo uma metodologia significativa econtextualizada. O primeiro momento ocorreu no laboratório de química, onde os alunos realizaramalguns experimentos a fim de identificar determinados componentes do leite. O segundo momentoocorreu na escola com a apresentação de diversas características do leite e de curiosidades sobre aprodução e consumo do mesmo. Para finalizar discutiu-se uma reportagem que abordava a fraude doleite. Posteriormente os alunos desenvolveram algumas atividades relacionadas com o assunto.Acredita-se que a contextualização do ensino torna a aprendizagem significativa, desenvolvendo noaluno a capacidade de compreender e intervir na sociedade em que está inserido.