A PESQUISA COMO PROCESSO ARGUMENTATIVO PARA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FÍSICA

Autores

  • Rita Acacia Dalberto da Silva
  • Eva Teresinha de Oliveira Boff

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições de umprocesso de pesquisa na ação, vivenciado, no decorrer do desenvolvimento da Situação deEstudo (SE): “Nutrição e Qualidade de Vida”, para a formação pela pesquisa, em sala deaula. Envolveu 26 alunos do segundo ano do Ensino Médio (EM) de uma escola deEducação Básica da rede Estadual do Rio Grande do Sul. A pesquisa fundamenta-se naabordagem qualitativa, situada na modalidade investigação-ação. A análise dos dados tevecomo eixo norteador os argumentos propostos por Moraes e Galiazzi (2007), sobre a análisetextual discursiva, em que um conjunto de elementos é reorganizado e os significados vãose constituindo a partir dos conhecimentos, intenções e teorias. A pesquisa ação possibilitouum olhar diferenciado quanto aos limites, potencialidades e evolução argumentativa dosconceitos físicos presentes na atividade prática e argumentação por eles elaborada.

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Publicado

2013-10-01

Edição

Seção

Apresentação Oral