A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: emersão de saberes discentes no viés das imagens

  • Everton Bedin Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Stella
  • Bruna Carminatti Escola Estadual de Ensino Médio Padre Aneto Bogni

Resumo

ESTE ENSAIO TRAZ A TONA PONDERAÇÕES DE UM ESTUDO REALIZADO NA DISCIPLINA DE QUÍMICANA REALIDADE DA NOVA MODALIDADE DE ENSINO: ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO (EMP). ESTE ARTIGO TEM PORINTUITO APRESENTAR AS CONCEPÇÕES QUE OS ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO EMP CARREGAM NO VIÉS DEIMAGENS SOBRE A TEMÁTICA AMBIENTAL, A FIM DE CONSTRUIR, POR MEIO DA METODOLOGIA DE PROJETO DEAPRENDIZAGEM, PROJETOS CIENTÍFICOS, VIA USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. OESTUDO REALIZADO FOI DE CARÁTER QUALITATIVO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA DENTRO DO AMBIENTEDE APRENDIZAGEM; LOGO, COM OBSERVAÇÃO E DIÁLOGOS. NESTE VIÉS, VERIFICOU-SE QUE OS ESTUDANTES,QUANDO INSTIGADOS A TROCAR SABERES DO SENSO COMUM COM A TEMÁTICA DE SUSTENTABILIDADEAMBIENTAL, CARACTERIZAM-NA DE FORMA ESPIRITUAL, TECNOLÓGICA E, DENTRE OUTROS, FAMILIAR.DESTARTE, OBSERVOU-SE QUE OS ESTUDANTES, QUANDO TRABALHAM EM GRUPO E DESENVOLVEM PROJETOSCIENTÍFICOS, CONSTROEM E RECONSTROEM SABERES SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO VIÉS DAADAPTAÇÃO DE PROJETO DE APRENDIZAGEM.
Publicado
2013-10-01
Seção
Apresentação Oral