Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: emersão de saberes discentes no viés das imagens
Autores
Everton Bedin
Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Stella
Bruna Carminatti
Escola Estadual de Ensino Médio Padre Aneto Bogni
Resumo
ESTE ENSAIO TRAZ A TONA PONDERAÇÕES DE UM ESTUDO REALIZADO NA DISCIPLINA DE QUÍMICANA REALIDADE DA NOVA MODALIDADE DE ENSINO: ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO (EMP). ESTE ARTIGO TEM PORINTUITO APRESENTAR AS CONCEPÇÕES QUE OS ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO EMP CARREGAM NO VIÉS DEIMAGENS SOBRE A TEMÁTICA AMBIENTAL, A FIM DE CONSTRUIR, POR MEIO DA METODOLOGIA DE PROJETO DEAPRENDIZAGEM, PROJETOS CIENTÍFICOS, VIA USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. OESTUDO REALIZADO FOI DE CARÁTER QUALITATIVO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA DENTRO DO AMBIENTEDE APRENDIZAGEM; LOGO, COM OBSERVAÇÃO E DIÁLOGOS. NESTE VIÉS, VERIFICOU-SE QUE OS ESTUDANTES,QUANDO INSTIGADOS A TROCAR SABERES DO SENSO COMUM COM A TEMÁTICA DE SUSTENTABILIDADEAMBIENTAL, CARACTERIZAM-NA DE FORMA ESPIRITUAL, TECNOLÓGICA E, DENTRE OUTROS, FAMILIAR.DESTARTE, OBSERVOU-SE QUE OS ESTUDANTES, QUANDO TRABALHAM EM GRUPO E DESENVOLVEM PROJETOSCIENTÍFICOS, CONSTROEM E RECONSTROEM SABERES SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO VIÉS DAADAPTAÇÃO DE PROJETO DE APRENDIZAGEM.