Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
A importância da contextualização para a aprendizagem significativa do tema pH
Autores
Emanuele Lessa
Gabriele Link
Joélcio Júnior
Monique Loi
Suelen Santos
Lara Montenegro
Zilmara Silveira
Aline Joana Santos
Alzira Yamasaki
Resumo
O SURGIMENTO DESSE TRABALHO SE DEU ATRAVES DA PARCERIA ENTRE OS BOLSISTAS DO CURSO DE QUÍMICA, INTEGRANTES DO PIBID/CAPES E DA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, SABENDO QUE O CONHECIMENTO QUÍMICO NO ENSINO TRADICIONAL, TEM SIDO TRATADO DE FORMA DISSOCIADA DA REALIDADE, COM OBJETIVOS, CONTEÚDOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO, MUITAS VEZES, DISTANTES DAS NECESSIDADES REQUERIDAS PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA. FOI ELABORADA UMA PESQUISA COM O INTUITO DE PROVOCAR UM DEBATE SOBRE A APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE QUÍMICA ENTRE PROFESSORES ATUANTES NA ÁREA E FUTUROS EDUCADORES PARA QUE TODOS REFLITAM SOBRE A FORMA COMO OS CONTEÚDOS SÃO ABORDADOS NA ESCOLA DE FORMA QUE SIGAM ESTRATÉGIAS JÁ SUGERIDAS POR AUTORES DA ÁREA A FIM DE PROPORCIONAR AULAS MAIS DINÂMICAS E MOTIVADORAS CONFORME O CONTEXTO EM QUE ESTÃO INSERIDOS PARTINDO DE SITUAÇÕES COTIDIANAS. NESTA PESQUISA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO RESPONDERAM QUESTÕES DE CONHECIMENTO GERAL SOBRE O TEMA, A FIM DE INVESTIGAR SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ASSIM AVALIAR O ENTENDIMENTO JÁ ADQUIRIDO.