Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
A construção de saberes científicos através de projetos pedagógicos de educação integral
Autores
Renata de Souza Santos
Gerusa Costa dos Santos
Resumo
Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação coletiva sobre os saberes de Ciências, produzidos através de projetos Pedagógicos de Educação Integral em escolas de Ensino Fundamental. Em termos mais específicos, procuramos mostrar como os projetos podem ser utilizados na exploração e construção de conhecimentos nas Ciências, além de uma análise das atividades realizadas, utilizamos também entrevistas com alguns professores, pais de alunos e alunos que participaram do projeto, a fim de detectar suas potencialidades e dificuldades. Ao analisar as respostas obtidas percebemos que a maioria dos envolvidos na pesquisa aprova o projeto e acreditam ter influenciado diretamente no aprendizado não só de Ciências, mas também a adquirir valores morais e sociais em respeito à vida e ao meio ambiente.