Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
A construção de Diários de Aula como uma possibilidade de avaliação e reflexão da prática docente de licenciandos do curso de Química.
Autores
Lisandra Catalan do Amaral
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Estrella Thomaz
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Resumo
Este trabalho apresenta como objetivo analisar os Diários de aula, elaborados por licenciandos em Química, durante o desenvolvimento do estágio supervisionado, observando o quanto a produção de um registro escrito na forma de Diário pode contribuir para uma reflexão da prática docente. Nesse sentido, cabe destacar que o presente estudo teve origem na Disciplina Diários de Aula, que faz parte do programa de pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e foi desenvolvido com licenciandos da disciplina de prática docente I na faculdade de Química da mesma instituição. Assim, incentivar o licenciando na construção de Diário de Aula durante sua prática de estágio pode ser considerado como o primeiro passo para contribuir com a elaboração de um instrumento de reflexão, pois é necessária a conscientização de que um professor deve construir-se diariamente, pois trabalha em um mundo mutável, em constante transformação.