A construção de Diários de Aula como uma possibilidade de avaliação e reflexão da prática docente de licenciandos do curso de Química.

Autores

  • Lisandra Catalan do Amaral Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Estrella Thomaz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Resumo

Este trabalho apresenta como objetivo analisar os Diários de aula, elaborados por licenciandos em Química, durante o desenvolvimento do estágio supervisionado, observando o quanto a produção de um registro escrito na forma de Diário pode contribuir para uma reflexão da prática docente. Nesse sentido, cabe destacar que o presente estudo teve origem na Disciplina Diários de Aula, que faz parte do programa de pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e foi desenvolvido com licenciandos da disciplina de prática docente I na faculdade de Química da mesma instituição. Assim, incentivar o licenciando na construção de Diário de Aula durante sua prática de estágio pode ser considerado como o primeiro passo para contribuir com a elaboração de um instrumento de reflexão, pois é necessária a conscientização de que um professor deve construir-se diariamente, pois trabalha em um mundo mutável, em constante transformação.

Downloads

Publicado

2013-09-30

Edição

Seção

Apresentação Oral