Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
A abordagem do tema lixo eletrônico pelas três coleções de livros didáticos de Química mais utilizadas no RS
Autores
Leandro da Silva Friedrich
Universidade Federal de Santa Maria
Mara Elisa Fortes Braibante
Universidade Federal de Santa Maria
Resumo
Tendo em vista a importância dos livros didáticos e dos temas que são por eles desenvolvidos no ensino de Química, neste trabalho realizamos uma análise das três coleções de livros didáticos mais utilizadas no Rio Grande do Sul. Investigamos como o tema “lixo eletrônico” vem sendo abordado nestes materiais e quais os enfoques que são dados a cerca deste assunto. Observamos que as três coleções analisadas apresentam o tema “lixo eletrônico” com diferente frequência e propósitos distintos, sendo que a coleção Química: Meio ambiente, Cidadania e Tecnologia é a que se destaca por apresentar uma unidade intitulada “Lixo eletrônico”, trazendo diversas discussões a cerca do tema. Comparando com pesquisas já realizadas com livros anteriores aos do PNLD 2012, verificamos que há nos livros atuais uma abordagem mais ampla sobre o lixo eletrônico, demonstrando a significância de se discutir este tema no ensino de Química.
Biografia do Autor
Leandro da Silva Friedrich, Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.
Mara Elisa Fortes Braibante, Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.