DIREITOS HUMANOS COMO FORTALEZA CULTURAL: NOVOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INCLUSIVA

  • Enio Waldir da Silva
Palavras-chave: Direitos Humanos; Solidariedade; Cultura; Dignidade; Educação

Resumo

A imaginação por traz das lutas pela concretização dos direitos humanos é o sonho da sociedade
ideal pensada por muitos atores sociais. O pressuposto de que existe uma natureza humana
universal que pode ser conhecida racionalmente nos leva a pensar que esta pode ser inserida em
uma realidade organizada que a contemple. Provavelmente se tivéssemos com acesso a aquilo que
nos torna digno teríamos mais força para enfrentar as vulnerabilidades da violência. Isto quer dizer
que se eu quiser vida digna concernente a minha natureza humana devo me preocupar em realizar
a natureza humana do outro, cuidar do outro também, pois a dignidade tem uma concretude de
onde ela brota: a qualidade de vida. Este texto vai defender a tese de que ensinar o direito e a
solidariedade na escola torna possível a criação da cultura de vida digna e de paz. As
argumentações foram escrito a partir da metodologia Pesquisa Bibliográfica.

Publicado
2018-07-17
Seção
GT II – DIREITOS HUMANOS, JUSTIÇA E INCLUSÃO SOCIAL