A Prática Docente e o Pibid

  • Angela Dallafávera da Rosa
  • Andressa Portella Felipin

Resumo

Este trabalho busca refletir sobre de que forma a docência compartilhada está inserida no cotidiano escolar das séries iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi. Para tanto traz relatos da prática e do desenvolvimento de um projeto interdisciplinar que foi realizado entre as docentes e as pibidianas do curso de pedagogia através do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/Unijui/subprojeto Pedagogia) e que estão atuando na escola em questão. A metodologia contempla monitoramento em sala de aula, contato com os alunos, leitura dos conteúdos que serão desenvolvidos, participação no planejamento das regentes das turmas, elaboração do projeto com orientação da coordenadora do PIBID/Pedagogia e área), observação da prática pedagógica e entrevista com as professoras e pibidianas das turmas envovlidas. Constata que a docência compartilhada, pautada no objetivo de potencializar as aprendizagens, ajuda e muito no ser e no fazer dos sujeitos envolvidos. Conclui que a docência compartilhada é algo que vem para somar e ajudar nossos docentes e educandos em suas aprendizagens e potencialidades, pois o impacto que houve foi evidente e resultou em qualidade e eficácia dos aprendizados.

Publicado
2018-09-12
Como Citar
DALLAFÁVERA DA ROSA, Angela; PORTELLA FELIPIN, Andressa. A Prática Docente e o Pibid. Seminário Internacional de Alfabetização, [S.l.], set. 2018. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/alfabetizacao/article/view/9358>. Acesso em: 16 jun. 2019.
Seção
Artigos Científico