OLHARES PARA EXPERIÊNCIAS COM A INFÂNCIA: O LÚDICO COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO

  • Ana Paula de Moraes UNIJUI
  • Bruna Kapp

Resumo

O presente trabalho é fruto da união dos relatos de estágios das autoras, que se deram sob orientação da professora Drª Noeli Valentina Weschenfelder, que foram realizados no ano de 2016 durante a graduação em Pedagogia pela Unijuí e que se deram em instituições de Educação Infantil públicas, uma situada no município de Ijuí e a outra no município de Catuípe. Ter a oportunidade de repensar estes estágios durante o mestrado cursado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, também da Unijuí e sob a orientação da referida professora, se faz emergente diante da atual situação da infância e da educação em nosso país.
A intenção desta breve reflexão é olhar para as experiências com a infância, neste caso de um estágio, buscando enxergá-las como possibilitadoras de aprendizagem e desenvolvimento da criança e do próprio estagiário. Além disso, nos instiga a refletir um pouco mais sobre a infância e seus envolvidos, bem como compreender o lúdico como agente potencializador da construção das identidades infantis, das relações entre os pares, das vozes e das suas visões de mundo e de sociedade.

Publicado
2018-02-15
Como Citar
DE MORAES, Ana Paula; KAPP, Bruna. OLHARES PARA EXPERIÊNCIAS COM A INFÂNCIA: O LÚDICO COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO. Seminário Internacional de Alfabetização, [S.l.], fev. 2018. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/alfabetizacao/article/view/8696>. Acesso em: 18 jun. 2019.