ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA NOVA CHANCE DE VER O MUNDO COM OUTROS OLHOS

  • Patrícia Garcia do Nascimento UNIJUI
  • Julieta Ida Dallepiane

Resumo

Se analisarmos nossa história de vida veremos que somos movidos por nossos desejos, necessidades e escolhas. Dentre estes motivos podemos dizer que as escolhas são fundamentais para que tudo aconteça. Escolhemos a hora que vamos levantar, escolhemos o que vamos comer, o que vamos vestir, onde vamos trabalhar, onde iremos estudar, em qual escola colocaremos nossos filhos, etc., certo?
Entretanto, em muitos casos, escolher onde estudar, ou escolher estudar ou não, não é tão simples, ao contrário, é muito complexo. Vivemos em uma sociedade com muitas desigualdades, de todos os tipos, sociais, econômicas, enfim, desigualdades que interferem diretamente nos lares de muitas famílias. A educação escolar, que poderia solucionar muitos desses problemas, acaba sendo deixada de lado para ir atrás de soluções mais imediatas, como o trabalho remunerado e, infelizmente a evasão escolar acontece desde muito cedo.

Publicado
2018-02-15
Como Citar
DO NASCIMENTO, Patrícia Garcia; DALLEPIANE, Julieta Ida. ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA NOVA CHANCE DE VER O MUNDO COM OUTROS OLHOS. Seminário Internacional de Alfabetização, [S.l.], fev. 2018. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/alfabetizacao/article/view/8663>. Acesso em: 17 ago. 2019.