A PROFESSORA, SUAS MEMÓRIAS E CONCEPÇÕES MUSICAIS E A RELAÇÃO DESTAS COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA INFÂNCIA

  • Luana Barbosa Preto UNIJUI

Resumo

presente trabalho tem por objetivo, registrar e analisar as respostas de uma entrevista feita para uma professora em relação a sua história de vida, suas memórias e narrativas e como a mesma se utiliza desta riqueza da experiência para oportunizar em sala de aula da infância, a linguagem musical como conhecimento e linguagem. Como estudante busquei entender o lugar de fala da professora, sua formação, seus gostos musicais e os acontecimentos em seu cotidiano na escola, a introdução da música. Para isso, analisei algumas práticas educativas em sala de aula, como método para compreender este trabalho. Buscando, assim, analisar, refletir e discutir a importância de introduzir as práticas musicais na infância e refletir o uso das manifestações musicais, a partir desta prática nos anos iniciais, no âmbito escolar. Por meio da realização desta prática pedagógica, buscar refletir os elementos constituintes da ação transformadora na formação de professores e a como reflete dentro da sala de aula. Dessa forma, procurar compreender a importância da música, como um todo em nossas vidas, como linguagem essencial para o desenvolvimento dos sujeitos.
Publicado
2018-02-15
Como Citar
BARBOSA PRETO, Luana. A PROFESSORA, SUAS MEMÓRIAS E CONCEPÇÕES MUSICAIS E A RELAÇÃO DESTAS COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA INFÂNCIA. Seminário Internacional de Alfabetização, [S.l.], fev. 2018. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/alfabetizacao/article/view/8654>. Acesso em: 18 jun. 2019.