ESTUDANDO A CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA: CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA E DA MATEMÁTICA
Resumo
vivência no Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID), no subprojeto de História, e estudos realizados em disciplinas do curso de História da Unijuí, contribuíram para conhecer a realidade de algumas escolas de Ijuí/RS. O texto constituiu-se num esforço de refletir e sistematizar uma atividade diferenciada, que foi implementada numa turma do Ensino Médio, de uma Escola estadual, onde se estava desenvolvendo à docência compartilhada. O professor trabalhava a História do Egito e da Mesopotâmia, com objetivo de levar os alunos a perceberem as sociedades antigas como construtoras de teorias, práticas e cultura, que visavam resolver os seus problemas, atendendo as suas necessidades. Ao acompanhar as aulas do professor, percebi que era possível desenvolver uma atividade que buscasse uma maior articulação entre História e Matemática.
O objetivo deste trabalho é refletir sobre a articulação entre a História e a Matemática, que exigiu um aprofundamento dos estudos sobre as civilizações antigas, na perspectiva das duas áreas do conhecimento, logo a organização da atividade a ser desenvolvida com os alunos. Mesmo não havendo maior articulação entre todos os professores, alguns conseguem incorporar uma perspectiva interdisciplinar, o que foi destacado pelos alunos do Ensino Médio, que interligavam áreas do conhecimento ou disciplinas, como História, Geografia e Filosofia, mas nem sempre isso ocorre em relação à Matemática.