PRIMEIROS CONTATOS COM A LÍNGUA INGLESA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE 6º ANO

  • William Maass Costa UNIJUI
  • Maristela Righi Lang

Resumo

Pretendemos com este trabalho, relatar e refletir acerca de vivências em sala de aula com alunos do 6º ano de uma escola municipal de Ensino Fundamental. Relataremos casos específicos, sob a ótica Freiriana e de Pedro Demo, buscando suas visões sobre a questão do aprender individual e coletivo. Apontaremos, do ponto de vista teórico, questões como a aprendizagem, em se tratando de parte intrínseca do educando; também como a crítica e a individualidade são tratadas pelo professor e por outros colegas.
Além disso, relataremos o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar sobre Meio-ambiente e o modo como os alunos se colocaram diante da necessidade de cuidado e preservação do seu entorno. Também trataremos da importância de valorizar o conhecimento prévio do aluno. Isso porque se acredita que a leitura do mundo pode trazer ao aluno/educando uma maior visão sobre o todo e sobre si mesmo, e as possibilidades de potencializar os processos de aprendizagem.
Para a realização deste trabalho, utilizaram-se anotações feitas após as observações e mediações com uma turma de 6º ano. Ao longo do texto desenvolveremos questões como comportamento em sala de aula, modo de absorção aprendizagem de conteúdo e dinâmica entre colegas. Como material teórico, serão utilizados os livros: A Importância do Ato de Ler, em três artigos que se completam, Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa, Pedagogia dos Oprimidos, de Paulo Freire e Educar Pela Pesquisa, de Pedro Demo, usando de seus conceitos pedagógicos, em diálogo com as ações observadas no grupo.

Publicado
2018-02-15
Como Citar
MAASS COSTA, William; RIGHI LANG, Maristela. PRIMEIROS CONTATOS COM A LÍNGUA INGLESA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE 6º ANO. Seminário Internacional de Alfabetização, [S.l.], fev. 2018. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/alfabetizacao/article/view/8631>. Acesso em: 17 ago. 2019.