FORMAÇÃO INICIAL E INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO SUBPROJETO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Ana Nathalia Almeida Callai UNIJUI
  • Rosalvo Luis Sawitzki

Resumo

Procuramos compreender as contribuições e implicações do subprojeto “PIBID Educação Física Ensino Fundamental Anos Finais” à formação inicial e à iniciação docente de acadêmicos bolsistas deste programa. Este trabalho caracteriza-se, quanto aos objetivos, como um estudo descritivo e, quanto aos procedimentos, a um estudo de campo. Entre os resultados, destacamos que o subprojeto supracitado visa qualificar a formação de seus bolsistas no sentido de corroborar para a construção de sua identidade docente. Nesse contexto, concluímos que as trocas de experiências entre a universidade e a escola são imprescindíveis, pois os saberes articulados em ambas podem auxiliar os acadêmicos a melhor compreender as práticas educativas e a atuação profissional.
Publicado
2018-02-15
Seção
Artigos Científico