AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

  • Vanessa Lazzarotto Frank UNIJUI
  • Jamile Tábata Balestrin Konageski

Resumo

As concepções relativas à educação especial, ao longo da história, estão refletidas na legislação brasileira e sempre estiveram ligadas a um sistema paralelo de ensino, norteadas pelos documentos oficiais brasileiros. Este estudo tem como objetivo refletir e analisar as políticas educacionais que orientam o Atendimento Educacional Especializado, os aspectos legais da Educação Inclusiva e os marcos históricos e sociais da Inclusão. Trata-se de um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa (Lüdke e André, 1986). As políticas educacionais orientam os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais, e a propor alternativas que ampliem o acesso a diferentes formas de construção do conhecimento, tornando a aprendizagem significativa e democratizando o acesso à educação.
Publicado
2018-02-15
Como Citar
LAZZAROTTO FRANK, Vanessa; BALESTRIN KONAGESKI, Jamile Tábata. AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Seminário Internacional de Alfabetização, [S.l.], fev. 2018. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/alfabetizacao/article/view/8613>. Acesso em: 16 jun. 2019.
Seção
Artigos Científico