A ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE E A SUPERVISÃO ESCOLAR: UM OLHAR PERTINENTE E NECESSÁRIO

  • Lusiane Cristina Ziemann Tolomini UNIJUI

Resumo

O presente artigo propõe uma análise de dois conceitos pertinentes: a escola na contemporaneidade e a supervisão escolar (que ao longo do texto também é denominada coordenação pedagógica). Tais conceitos são discutidos a partir de uma compreensão pautada no paradigma da complexidade. A discussão é o recorte de uma pesquisa elaborada, cuja metodologia transitou por dois vieses recursivos: a investigação bibliográfica e a análise textual discursiva, esta, produzida por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com dez professoras supervisoras, de escolas da rede pública estadual do município de Três de Maio/RS. O resultado dessa investigação é um olhar reflexivo sobre a função da coordenação pedagógica na escola hoje, considerando o necessário olhar complexo sobre os fenômenos escolares, uma vez que estes estão tecidos numa trama, que não se sustentam unicamente pela visão fragmentada dos processos existentes no espaço escolar.
Publicado
2018-02-15
Como Citar
ZIEMANN TOLOMINI, Lusiane Cristina. A ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE E A SUPERVISÃO ESCOLAR: UM OLHAR PERTINENTE E NECESSÁRIO. Seminário Internacional de Alfabetização, [S.l.], fev. 2018. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/alfabetizacao/article/view/8606>. Acesso em: 17 ago. 2019.
Seção
Artigos Científico