A DISCIPLINA DE LIBRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESPAÇO DE CRIAÇÃO DE RECURSOS E POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÕES DE APRENDIZADOS

  • Daniela Medeiros UNIJUI
  • Bruna Martins Vieira
  • Franciele Fernandes da Silva

Resumo

Este texto se situa no cenário educacional atual, mais especificamente no que diz respeito a escolarização de surdos e a inserção da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores, neste caso, nos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha campus Panambi. Busca, assim, apresentar e problematizar recursos que foram produzidos por alunos destes cursos durante a disciplina de Libras, pensando no processo de aprendizado da Química e da Biologia por estudantes surdos. Os recursos produzidos tomaram por base a legislação e literatura existente, bem como as especificidades do processo de ensinar e aprender de sujeitos surdos, considerando a utilização de recursos visuais e o uso da Língua de Sinais. Percebe-se, ao final do processo, que a criação de recursos visuais e bilíngues pode potencializar o processo de ensino/aprendizagem de estudantes surdos, bem como subsidiar estudantes de cursos de licenciatura na compreensão deste processo e no alargamento de seus entendimentos sobre o fazer docente em uma perspectiva da diferença.
Publicado
2018-02-15
Como Citar
MEDEIROS, Daniela; MARTINS VIEIRA, Bruna; FERNANDES DA SILVA, Franciele. A DISCIPLINA DE LIBRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESPAÇO DE CRIAÇÃO DE RECURSOS E POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÕES DE APRENDIZADOS. Seminário Internacional de Alfabetização, [S.l.], fev. 2018. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/alfabetizacao/article/view/8603>. Acesso em: 16 jun. 2019.
Seção
Artigos Científico